O trabalho apresenta uma discussão sobre o olhar da educação prisional em relação à
realidade da educação regular. Apoiada em breve revisão bibliográfica e pesquisa de
campo. Onde estivemos entrevistando a pedagoga da instituição escolar, e em seguida
visitando o presídio e as dependências onde funciona a escola. Têm-se como sujeitos
da pesquisa, a pedagoga e os alunos internos. O objetivo desta pesquisa foi destacar a
realidade dos alunos internos na educação, seus direitos à educação e educação formal
em espaços não escolares. Para isso, buscou-se dar uma definição de educação
prisional, direito à educação e educação não formal e espaços não escolares;
conhecendo de forma geral a realidade do interno e como são feitos os trabalhos do
pedagogo e dos professores, da mesma forma identificando quais recursos são
destinados à educação nos presídios, e algumas dificuldades que se apresentam.
Diante dos objetivos pretendidos, conclui-se que são muitos os desafios enfrentados,
porém a escola busca propiciar o que os alunos internos anseiam que é a oportunidade
de ressocialização.