A EDUCAÇÃO EM ESPAÇO NÃO FORMAL: SISTEMA PRISIONAL, UMA PROPOSTA DE ENSINO

O trabalho apresenta uma discussão sobre o olhar da educação prisional em relação à realidade da educação regular. Apoiada em breve revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Onde estivemos entrevistando a pedagoga da instituição escolar, e em seguida visitando o presídio e as dependências onde funciona a escola. Têm-se como sujeitos da pesquisa, a pedagoga e os alunos internos. O objetivo desta pesquisa foi destacar a realidade dos alunos internos na educação, seus direitos à educação e educação formal em espaços não escolares. Para isso, buscou-se dar uma definição de educação prisional, direito à educação e educação não formal e espaços não escolares; conhecendo de forma geral a realidade do interno e como são feitos os trabalhos do pedagogo e dos professores, da mesma forma identificando quais recursos são destinados à educação nos presídios, e algumas dificuldades que se apresentam. Diante dos objetivos pretendidos, conclui-se que são muitos os desafios enfrentados, porém a escola busca propiciar o que os alunos internos anseiam que é a oportunidade de ressocialização.

Maria do Rócio

Atualizado dia: 29/07/2023

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