O livro que se apresenta é resultado de pesquisa realizada
no Curso de Doutorado, no período de 1998 a 2002, intitulada
Educação Escolar na Prisão. Para além das grades: a essência da es
cola e a possibilidade de resgate da identidade do homem aprisiona
do. Sua publicação em forma de livro neste momento se constitui
em registro de investigação em nível de doutorado e que tem
como ponto a ser evidenciado: foi a primeira Tese abordando o
temário específico da educação escolar em espaços de privação
de liberdade, na perspectiva de alunos e professores, em uma pe
nitenciária masculina de segurança máxima, constituindo-se em
documento que marca um período da educação prisional brasi
leira, em específico, no estado de São Paulo.
A intenção desta breve Apresentação é esclarecer ao leitor,
que os tempos são outros na perspectiva dos estudos sobre a
educação escolar em prisões e que os protagonistas professores
evidenciam um período em que a Fundação Dr. Manoel Pedro
Pimentel – FUNAP – assumiu a educação escolar nas unida
des prisionais paulistas, cumprindo sua missão e seu papel como
formadora de homens e mulheres em situação de privação de
liberdade. Importante ressaltar, como menciona o estudo, que
essa Fundação assumiu tal papel, ao lado da formação para o
mundo do trabalho, em 1979, quando foi rompida a parceria da
Secretaria de Estado da Educação como responsável pela educa ção escolar no sistema penitenciário paulista. No período com
preendido entre 1979 a 2012, a Fundação conduziu o processo
educativo escolar, em algumas fases contando com a atuação de
monitores ou estudantes universitários por ela contratados, e por
algum tempo, com monitores-presos.