EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRISAO O OLHAR DE ALUNOS E PROFESSORES

O livro que se apresenta é resultado de pesquisa realizada no Curso de Doutorado, no período de 1998 a 2002, intitulada Educação Escolar na Prisão. Para além das grades: a essência da es cola e a possibilidade de resgate da identidade do homem aprisiona do. Sua publicação em forma de livro neste momento se constitui em registro de investigação em nível de doutorado e que tem como ponto a ser evidenciado: foi a primeira Tese abordando o temário específico da educação escolar em espaços de privação de liberdade, na perspectiva de alunos e professores, em uma pe nitenciária masculina de segurança máxima, constituindo-se em documento que marca um período da educação prisional brasi leira, em específico, no estado de São Paulo. A intenção desta breve Apresentação é esclarecer ao leitor, que os tempos são outros na perspectiva dos estudos sobre a educação escolar em prisões e que os protagonistas professores evidenciam um período em que a Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel – FUNAP – assumiu a educação escolar nas unida des prisionais paulistas, cumprindo sua missão e seu papel como formadora de homens e mulheres em situação de privação de liberdade. Importante ressaltar, como menciona o estudo, que essa Fundação assumiu tal papel, ao lado da formação para o mundo do trabalho, em 1979, quando foi rompida a parceria da Secretaria de Estado da Educação como responsável pela educa ção escolar no sistema penitenciário paulista. No período com preendido entre 1979 a 2012, a Fundação conduziu o processo educativo escolar, em algumas fases contando com a atuação de monitores ou estudantes universitários por ela contratados, e por algum tempo, com monitores-presos.

Maria do Rócio

Atualizado dia: 11/08/2023

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