EDUCANDO PARA A LIBERDADE – TRAJETÓRIA, DEBATES E PROPOSIÇÕES DE UM PROJETO PARA A EDUCAÇÃO NAS PRISÕES BRASILEIRAS

Uma dos mais importantes legados que têm sido deixados pelo processo de aperfeiçoamento do estado de direito no Brasil é a revelação de que, em algumas circunstâncias, governos e sociedade precisam ter a ousadia necessária para enfrentar realidades de exclusão e invisibilidade, sob pena de que o ideário constitucional de uma sociedade livre, justa e solidária se transforme num mero jogo de palavras. O projeto Educando para a Liberdade, fruto de parceria entre os ministérios da Educação e da Justiça e da Representação da UNESCO no Brasil, com apoio do governo do Japão, ousa transpor os muros das prisões brasileiras desde uma perspectiva de afirmação dos direitos fundamentais de todos os cidadãos e de inclusão das pessoas privadas de liberdade na realização cotidiana daquele ideal de democracia. Nesse sentido, o Educando para a Liberdade constitui-se como referência fundamental na construção de uma política pública integrada e cooperativa, marco para um novo paradigma de ação, tanto no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, quanto no âmbito da Administração Penitenciária. A publicação Educando para a Liberdade: trajetória, debates e proposições de um projeto para a educação nas prisões brasileiras compreende a sistematização dessas experiências, dois textos de especialistas internacionais e um documento referencial tirado dos proveitosos debates realizados com representantes de todos os Estados da Federação. Esperamos que ajude a estimular a imaginação e o protagonismo de gestores, profissionais e cidadãos, para a constante melhoria de nossas instituições e a reafirmação dos nossos compromissos com a educação como um direito de todos.

Maria do Rócio

Atualizado dia: 11/08/2023

Responsável pela publicação desta página.
Tem autorização para publicação do material.

Atendimento

Telefone:

(42) 3422- 6874

E-mail:

Endereço:

Expedicionário José de Lima, 1011
Rio Bonito, Irati, Paraná