EDUCAÇÃO PENITENCIÁRIA AMAPAENSE: PESQUISA, DEMANDA RECORRENTE E FORMULAÇÃO DE POLÍTICA EDUCACIONAL

Os estudos sobre a educação em regimes de privação de liberdade no Brasil se intensificaram no século XXI, o que ocorreu pelas pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação em níveis de Lato Sensu, Stricto Sensu e em cursos de graduação. Um marco significativo para a área, foi a inclusão do tema, na VI CONFINTEA, que aconteceu em maio de 2006, em Belém, quando foi reivindicado que a educação de pessoas privadas da liberdade fosse tratada como parte constituinte da política pública de Educação no Brasil. De lá para cá, as universidades assumiram o protagonismo na área, por meio da criação de linhas de pesquisas em seus Programas de Pós-Graduação, da formação de professores através de cursos de especialização, da criação de disciplinas específicas, da produção de pesquisas e produção de livros, artigos, dissertações e teses, que hoje mostram o vigor desta área de conhecimento.

Maria do Rócio

Atualizado dia: 04/05/2023

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